Quem somos

Todo crescimento precisa ser ordenado e não é diferente com a expansão das cidades. Vemos, atualmente, que o desenvolvimento dos centros urbanos  se dá de forma caótica, com prioridades que nem sempre são as da população. Nós, movimentos sociais, sindicatos, entidades, coletivos e cidadãos, comprometidos com um projeto de cidade que promova justiça social e igualdade de acesso a bens e serviços, e conscientes da importância da mobilização e da articulação da sociedade civil, criamos a frente MOBILIZA CURITIBA. Nosso objetivo é acompanhar, propor e monitorar conteúdos e processos relativos ao Plano Diretor de Curitiba, em especial a sua urgente revisão.

O Plano é uma lei municipal e o principal instrumento de política urbana na orientação e programação do funcionamento das cidades. Curitiba vai realizar este ano o processo de revisão seu Plano Diretor, que deve contar com a participação efetiva da população, como está disposto no art. 40, § 4°, do Estatuto da Cidade. Queremos discutir o método de revisão, os estudos e conteúdos técnicos que devem subsidiar essa revisão, bem como os espaços oficiais para debate e deliberação.

As soluções urbanas propostas para a capital paranaense criaram a imagem de “cidade-modelo” que em nada corresponde com a realidade. Curitiba não enfrentou a desigualdade socioespacial em escala metropolitana, a segregação, a precariedade habitacional e a distribuição desigual dos efeitos de graves problemas urbanos e ambientais. A solução desses problemas crônicos de Curitiba depende da nossa mobilização. Pelo combate aos interesses especulativos que restringem o acesso à terra e à moradia, pela formulação de um sistema de mobilidade inclusivo e saudável, pela distribuição justa de equipamentos de cultura e lazer, pela função social da propriedade e pelo direito à cidade de todos: MOBILIZA CURITIBA!

Compõem a Frente Mobiliza Curitiba:

ASSEMBLEIA POPULAR

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA VILA 7 DE SETEMBRO

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA VILAS ESPERANÇA E NOVA CONQUISTA

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA JARDIM ELDORADO

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES AMIGA DAS VILAS

CÂMARA REGIONAL BOQUEIRÃO (CRB)

MOVIMENTO NACIONAL DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA (MNPR)

MOVIMENTO NACIONAL DE LUTA POR MORADIA (MNLM)

MOVIMENTO POPULAR POR MORADIA (MPM)

MOV. DE MORADIA MINHA CASA MINHA VIDA NOSSA LUTA NOSSA HISTÓRIA

SINDICATO DOS ARQUITETOS E URBANISTAS/PR (SINDARQ/PR)

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM URBANIZAÇÃO/PR (SINDIURBANO)

ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ( APUFPR/ S. SIND. do ANDES-SN)

NÚCLEO CURITIBA DO OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES/UFPR

AMBIENS COOPERATIVA

CENTRO DE FORMAÇÃO URBANO RURAL IRMÃ ARAUJO (CEFÚRIA)

CENTRO DE ESTUDOS, DEFESA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL (CEDEA)

COLETIVO PRÁXIS

CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL (CRESS/PR)

INSTITUTO DEMOCRACIA POPULAR

TERRA DE DIREITOS

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL (IAB)

RELATORIA DO DIREITO HUMANO À CIDADE DA PLATAFORMA DESCHA BRASIL

FORUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA/UFPR

UNIÃO BRASILEIRA DE MULHERES (UBM)