Lançamento de livro da Frente Mobiliza Curitiba traz debate da participação popular no Plano Diretor da cidade

convite

O encerramento da votação do Plano Diretor de Curitiba na Câmara Municipal traz a necessidade de reflexão da abertura da participação popular nesse processo. Os limites do planejamento urbano participativo são trazidos no livro O mito do planejamento urbano democrático: reflexões a partir de Curitiba, que será lançado no próximo dia 26 de novembro.

Resultado de uma construção coletiva, a obra traz a experiência da Frente Mobiliza Curitiba no debate do planejamento da “cidade-modelo”.

Criada no fim de 2013, a Frente Mobiliza Curitiba é uma articulação composta por mais de 25 organizações, sindicatos e movimentos sociais comprometidos com um projeto de cidade que promova justiça social e igualdade de acesso a bens e serviços. Para isso, o coletivo vem acompanhando o processo de revisão da lei municipal que definirá a política de desenvolvimento do município pelos próximos 10 anos.

Os limites, os desafios e as possibilidades dos espaços de participação promovidos pela prefeitura, assim como a disputa pela garantia de direitos de acesso à terra e mobilidade urbana são trazidas na obra.

Curitiba sofre atualmente com políticas públicas urbanas defasadas e ineficientes, distantes das reais necessidades da população. Apesar de ser considerado um processo de ampla participação popular pelos órgãos municipais, a postura pouco democrática e tecnicista do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), não permitiu que muitas das propostas apresentadas pela Frente e pela sociedade civil fossem contempladas na nova lei.

As vagas para o evento são limitadas. Para se inscrever entre em contato pelo e-mail mobilizacuritiba@gmail.com e confirme presença no evento.

Programação:

Lançamento de livro e análise do Plano Diretor de Curitiba
Data: 26 de novembro de 2015
Horário: 18h30
Local: Farnel Gastronomia Paranaense
Rua Doutor Claudino dos Santos, 90
São Francisco – Curitiba

Ficha Técnica da obra:

Livro: O mito do planejamento urbano democrático: reflexões a partir de Curitiba
Organizadora: Luana Xavier Pinto Coelho
Colaboradores: Alexandre Pedrozo, Andréa Luiza Curralinho Braga, Bruno Cesar Dechamps Meirinho, Clarice Metzner, Franciele Petry Schramm, Kazuo Nakano, Laura Esmanhoto Bertol, Líbina da Silva Rocha, Lorreine Santos Vaccari, Lucas Eduardo Allegreti Prates, Maria Eugenia Trombini, Mariana Marques Auler, Paula Freire Santoro, Rosa Moura, Thiago Hoshino.
Ano de Publicação: 2015
Editora: Terra de Diretos
Páginas: 184

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 7 =