Campanha #Mapeando Curitiba

Mapeando curitibaCom quase 2 milhões de habitantes e mais de 400 km², Curitiba é a oitava cidade mais populosa do Brasil e a maior do sul do país. O modelo urbanístico não se adéqua mais ao recente e rápido crescimento da população. Os habitantes da “cidade-modelo” sofrem hoje com o trânsito caótico, transporte coletivo defasado e com a aparente falta de espaço que os obriga a viver cada vez mais longe da região central, onde a oferta de transporte e a infraestutura são insuficientes. Mas será que está mesmo faltando espaço na cidade?

A campanha Mapeando Curitiba quer provar o contrário. O levantamento popular de áreas não utilizadas e subutilizadas vai mostrar que a especulação imobiliária e a falta de instrumentos municipais para evitá-la impedem que terrenos vazios e imóveis abandonados tenham destinação adequada. Esses lugares deixam de serem aproveitados para moradia ou para locais de usufruto coletivo, como praças e escolas.

Você conhece muitos espaços que não estão sendo aproveitados? Observe a região próxima a sua casa, ao seu trabalho, ou onde você estuda. Olhando atentamente, você vai perceber que o número de espaços não utilizados é bastante alto.

Ajude-nos a identificar e propor soluções para esses locais. Participe da campanha Mapeando Curitiba e envie fotos dos espaços vazios da nossa cidade, junto com a sugestão de utilização. Coloque na legenda a frase “Aqui poderia ser…” e a sua ideia. 

Poste a foto no Facebook, no Instagram ou no Twitter com a hastag #mapeandocuritiba. Se quiser, também pode nos enviar no e-mail mobilizacuritiba@gmail.com.

Para melhor identificação, coloque o nome do autor da imagem e o local de onde a foto foi tirada.

Todas as imagens coletadas serão disponibilizadas em nossa página no Facebook, e contribuirão para o mapeamento dos vazios urbanos de Curitiba. Vamos propor soluções de formas criativas para os espaços da nossa cidade!

E aí, o que poderia ser aqui?

Colabore para construção do nosso mapa

6 comentários sobre “Campanha #Mapeando Curitiba

  1. Pingback: Participe da campanha #Mapeando Curitiba | mobilizacuritiba.org.br

  2. Pingback: Mapa Colaborativo | Vazios Urbanos de Curitiba | mobilizacuritiba.org.br

  3. isso pode ser relativo, pois várias áreas podem ser destinadas a escoamento fluvial, entre outras coisas, logo o certo acredito que seria mapear construções abandonadas, onde morro tem várias áreas verdes que são subutilizadas que na verdade são alguns animais que residem ali.

    Existe um diferença em uma área cercada de uma área aberta que está cheia de lixo.

    Tem pessoas que não tem horta em casa, ou nem tem um vaso com alguma plantinha ou cuida de algo, e vem dizer o que tem que ser feito nas áreas de “outras pessoas”.

  4. Pingback: RPC TV | Projeto pretende transformar áreas abandonadas em espaços públicos | mobilizacuritiba.org.br

  5. Pingback: Band News | Campanha incetiva população a repensar espaços vazios em Curitiba — Terra de Direitos

  6. Pingback: Band News | Campanha incetiva população a repensar espaços vazios em Curitiba | mobilizacuritiba.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*