Plano Diretor: Câmara debate habitação de interesse social e regularização fundiária

Habitacao de Interesse Social e Regularizacao Fundiaria

Fonte: Site da Câmara Municipal de Curitiba 

Na revisão do Plano Diretor de Curitiba, a Câmara Municipal vai debater o tema “Habitação de Interesse Social e Regularização Fundiária”. Uma audiência pública promovida pela Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologia da Informação receberá arquitetos, engenheiros, entidades de classe e a população em geral para discutir o assunto. O encontro será dia 22 de agosto (sexta-feira), às 14 horas, no auditório do anexo II do Legislativo.

O conceito de habitação de interesse social não envolve apenas a moradia ou a unidade habitacional, mas também as políticas públicas para acesso à moradia, acesso a financiamentos imobiliários oficiais e a materiais de construção. Também considera serviços essenciais como saneamento, luz, transporte coletivo, CMEIs, áreas de esporte, segurança pública e unidades de saúde.

O arquiteto e urbanista Luiz Fernando de Almeida Freitas, especialista em habitação social e responsável pelo desenvolvimento do projeto Vila da Barca, da Prefeitura de Belém do Pará, é um dos convidados. Freitas deve apresentar a implantação do projeto de urbanização e infraestrutura no bairro da cidade, o qual conquistou “Selo Mérito 2006”, concedido pela Associação Brasileira de Companhias Habitacionais e Secretarias de Habitação.

Participarão também a advogada do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico, e professora da Escola Paulista de direito (EPD), Rosana Tierno, e Glauco Attorre Penna, Assessor técnico da Coordenadoria de Regularização Fundiária da Secretaria de Habitação da Prefeitura Municipal de São Paulo.

São esperadas, ainda, as presenças das entidades da sociedade civil organizada relacionadas ao tema, bem como representantes das Secretarias Municipais de Governo, de Urbanismo e de Assuntos Metropolitanos, do Ministério Público do Paraná, da Defensoria Pública do Paraná, IPPUC, COHAB, COHAPAR, COMEC, CAU/PR e CREA-PR.

Um comentário sobre “Plano Diretor: Câmara debate habitação de interesse social e regularização fundiária

  1. Habitação é um problema muito sério no país há muitos anos. Nenhum governo consegue solucionar isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 9 =