Cartilha A Cidade Que Queremos

Prédios_CuritibaEm 2005, o Ministério das Cidades e o Conselho Nacional das Cidades criaram a campanha “Plano Diretor Participativo: Cidade de Todos”. Núcleos de discussão se formaram por todo o país, principalmente nas 1700 cidades responsáveis por elaborar um Plano Diretor para o ano seguinte, 2006. A cartilha “A Cidade Que Queremos” foi organizada pelo núcleo estadual do Rio de Janeiro com o objetivo de chegar às 92 cidades do estado e às 60 que elaborariam o Plano Diretor.

A publicação apresenta de maneira didática e concisa os passos para construirmos uma cidade justa, que ofereça condições dignas de vida para todos os seus habitantes.  Também explica o que é o Plano Diretor, os pontos que ele deve contemplar (habitação de qualidade, saneamento básico, transporte e trânsito seguros, mobilidade, hospitais, escolas, equipamentos de lazer etc) e como deve ser elaborado. Além de provocar reflexões sobre a satisfação dos cidadãos em relação ao lugar em que vivem, a cartilha trata da disputa de interesses (privado X social) , da exclusão urbana e da desigualdade que dividem a cidade em duas: a parte formal e a informal.

Como solução, temos a proposta de atuação coletiva na elaboração do Plano Diretor como um instrumento de afirmação dos desejos e direitos dos cidadãos sobre a cidade.

Acesse a cartilha aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 1 =